quinta-feira, 7 de junho de 2012

Good News!

E aí, gente, como vocês estão?

Hoje recebi o email mais esperado da minha vida: MINHA HOST FAMILY "CHEGOU"!
O email não foi da agência falando, foi a família que me mandou porque acredito que a documentação deles ainda não tenha chegado na agência aqui, e a menina que está hospedada na casa deles agora (uma brasileira!) me adicionou no Facebook falando que ela viu meu nome no dossiê e quis conversar comigo. Fiquei super feliz!

A família é composta por:
a mãe, Laurie, de 52 anos
o pai, Alain, de 55 anos
a filha, Janelle, de 24 anos
uma intercambista mexicana, a Mariana, de 16 anos
e é claro, o Pierre, um cachorrinho poodle!

Eles hospedam intercambistas há 20 anos e já hospedaram várias brasileiras.
Já conversei com minha host-sister, Janelle, no facebook, e ela parece ser super legal!

Minha casa (amei!) :




Nessa segunda-feira fui à agência pra uma entrevista com a psicóloga do programa.
Primeiro recebi uns papéis com perguntas do tipo...

- O que você faria se sua mala fosse extraviada ou não chegasse no aeroporto? EU falaria com a companhia aérea antes de ir embora do aeroporto.
- O que você faria se se perdesse da sua host family? Primeiro eu perguntaria onde eu estou - hahaha - depois eu ligaria para a host family ou para a coordenadora local, e em último caso (difícil) para o Brasil.
- Qual seria sua reação se ninguém fosse falar com você nos primeiros dias de aula? Acho que eu não teria problemas em ficar sozinha, mas quando eu chegar vou tentar conversar com várias pessoas para fazer amizades o quanto antes.
- Por que você escolheu o Canadá para fazer intercâmbio? Pretendo fazer um post separado para essa pergunta porque tem muito o que dizer!
- Você prevê alguma dificuldade (hábitos alimentares, religião, costumes, limpeza da casa) para se adaptar? Acho que quando se fala em fast food, qualquer um já pensa na América do Norte (seja o Canadá, seja os EUA). Pois é, quem não gosta de um BK ou de um MC de vez em quando? O problema é  quando isso se torna frequente, o que eu espero que não aconteça! Então talvez um "desafio" seja se acostumar à comida pesada, mas claro que se minha família não for muito disso, não vou ter problemas! Quanto a limpeza da casa....o intercâmbio vai ser uma lição enorme pra mim principalmente nesse ponto. Confesso que não estou acostumada a ter que lavar minhas roupas, nem ter que limpar a casa. O máximo que eu faço é arrumar meu quarto e lavar louça às vezes. Como prometi pra minha família daqui e a de lá, vou dar meu máximo nesse ponto porque eu acho que já está na hora de eu servir para alguma coisa! hahaha
- Se sua casa for longe da sua escola, o que você pretende fazer? Procurar alguém que possa dar carona ou ir de ônibus


Enfim, respondi mais outras perguntas, algumas em inglês, e depois de tudo respondido a psicóloga leu minha respostas e comentou o que seria o ideal para cada situação.

Esse é o post mais esperado por mim, porque sempre tive uma super curiosidade de saber como é a família!

Beijos e até o próximo post, que provavelmente vai ser semana que vem sobre a 3ª reunião, na quinta-feira.

8 comentários:

  1. ooi giovanna! estava procurando novos blogs de intercambistas e ainda bem que achei o seu! vocÇe escreve bem :) você vai fazer intercambio em escola particular ou pública? e vai ser junior ou senior lá? eu pretendo ir ano que vem, qdo estarei fazendo o 1 ano, mas estou com muita duvida sobre que ano eu vou fazer no outro pais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís! aah, muito obrigada!
      vou estudar em escola pública, mas ainda não sei que ano vou fazer lá, me falaram que só quando eu chegar vou saber...
      eu tô no 2º ano aqui no Brasil e vou ficar 6 meses lá, o que eu te aconselho a fazer é ir na metade do 2º ano também, seja pra ficar 6 meses ou 1 ano.
      acho que não é muito bom ir no primeiro ano porque quando você faz o 1º ano aqui você já tem uma "introdução" ao ensino médio, por isso que as agência sugerem ir no 2º.
      de qualquer jeito, no high school norte-americano, a gente sempre acaba perdendo um pouco de matéria, eles não aprendem as mesmas coisas lá, mas tenha certeza de que se você for você vai aprender coisas para sua vida e vai ser uma oportunidade única!
      e outra coisa, seja qual for o ano que você for fazer lá (junior, senior, etc), isso não vai importar na hora de convalidar os estudos. Quando você volta para o Brasil a única coisa que exigem são todas as notas de lá estando em cima da média, o ano que você tenha feito não vai fazer diferença.
      está pensando em ir para qual país?
      quando eu chegar lá acho que vou poder te explicar melhor isso, porque o que eu falei até agora no blog é o que ouvi nas reuniões da agência e pela experiência dos outros.
      beijos!

      Excluir
  2. eu pretendia ir no 2 ano mesmo, para passar 6 meses. Mas, assim como meu irmão, não vou fazer o terceiro na minha cidade, e eu acho que vai ser muito confuso, sabe? sair do brasil e assim que voltar já mudar de cidade, e estudar em uma escola com um nível muuito mais alto... por isso vou no segundo semestre do 1 ano :)
    estou em dúvida entre canadá e estados unidos ainda... tipo, não sei explicar porque, mas SEMPRE quis morar em washington! haha o meu medo de ir para os eua é cair em um estado mais ao sul, onde é muito calor... queria um lugar mais frio, tipo pensilvânia ou michigan! e no canadá vai ser sempre frio, e ainda tenho a chance de melhorar meu frances(faço aula de frances aqui. Mas vc sabe se o high school do canadá é igual ao dos eua? com bailes e etc? beijos, e obrigada pela resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah, entendi! então vá mesmo no 1º ano pra você não perder essa oportunidade!
      eu escolhi Canadá porque SEMPRE quis ir pra lá, meus tios moraram 6 anos lá e na época eu não pude visitá-los, por isso sempre tive tanta vontade de ir pra lá!
      mas o que eu posso te dizer antes de ter experiência é que o High School em escola pública no Canadá é muito parecido com o dos EUA - não tem uniforme, sempre tem as "cheerleaders", levam muito a sério esportes, geralmente tem aquele ônibus escolar amarelo, etc.
      O que conta bastante na hora de escolher é o preço - as família do EUA são voluntárias (ou seja, não são pagas, por isso você não escolhe o lugar onde vai ficar), então vai sair mais barato.
      No Canadá as família são remuneradas e você pode escolher a província (estado) e às vezes a cidade, como foi no meu caso. Sua agência vai te sugerir de acordo com a experiência de alunos deles em cada cidade, mas você é quem decide.
      Se você quer morar em Washington, infelizmente só a sorte que vai contar se você para os EUA. Essa parte acho ruim bem pelo o que você falou: que em umlugar faz frio, outro calor, um é mais perto de grandes cidades ,outro não, e etc.
      de que cidade você é? (aqui do BR)
      pode ficar à vontade pra perguntar, respondo até onde eu souber com o maior prazer :)
      beijos

      Excluir
    2. ah, obrigada,me ajudou bastante! sou de lavras-mg. vou na stb de belo horizonte mês que vem :)

      Excluir
    3. de nada :D aah sim, a STB é uma boa agência pelo que já ouvi falarem

      Excluir
  3. Quando você chega em Winnipeg? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu voo é dia 31 de agosto e chego lá dia 1º de setembro! :D

      Excluir